quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Educopédia: acessando com e-mail

A Educopédia tem intenção de permitir que o aluno possa ver o conteúdo das aulas, fazer exercícios online, conversar com outros alunos para tirar dúvidas e jogar o Zuuum, um jogo de perguntas e respostas que lembra um pouco o famoso Show do Milhão. Mas estas funções não estão presentes no modo "visitante", precisam de um login (que vem junto a um e-mail bem exclusivo) que SÓ quem é aluno pode ter acesso. Mas como saber que login é esse?
Clique AQUI, no Sistema de Divulgação de E-mail de Alunos da Rede, e preencha o campo "Código" (código de matrícula - presente no boletim ou na secretaria da escola) e o campo "Data de nascimento". Depois clique em OK. Você verá aparecer, embaixo, seu nome e seu endereço de e-mail.

Imagem do Sistema de Divulgação de E-mail de Alunos da Rede

Depois, na página inicial da Educopédia (www.educopedia.com.br), você coloca seu endereço de e-mail recém-descoberto e a sua senha, que é o código de matrícula. Pronto! Você já estará na Educopédia com seu próprio login.

Página inicial da Educopédia

Para usar o e-mail que você tem direito para receber suas mensagens pessoais, acesse: http://portal.rioeduca.rio.gov.br.

domingo, 28 de agosto de 2011

Educopédia: o que é?


É mais uma ferramenta para facilitar o aprendizado. Lá você encontra as matérias da aula com textos simples e recursos como textos adicionais, imagens, músicas e vídeos! É uma forma de tornar a aprendizagem mais divertida! Existem até jogos com o conteúdo do site!
A Educopédia é legal porque:

  • as atividades são autoexplicativas;
  • o acesso é prático;
  • pode ser acessada de vários lugares (casa, escola, LAN house, hospital, shopping, da rua - com rede pública);
  • pode ser acessada à qualquer hora;
  • pode ser usada para apresentar, desenvolver ou revisar a matéria.

Acesse www.educopedia.com.br. Clique nos links, nos desenhos e descubra o que o mouse da Educopédia reserva. O conteúdo é bem organizado: por ano de escolaridade, disciplina e matéria (divisão segundo a secretaria de educação). É bem fácil acessar! Se você não tem como acessar pela falta de uma senha, entre como visitante. Em um minuto você estará navegando no mar do conhecimento!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A melhor jogadora de hóquei

Luciana Paula Aymar, capitã da seleção argentina

Luciana Aymar nasceu em 1977, em Rosário, Argentina. Começou no hóquei aos 8 anos. Estreou na seleção principal em 1998 e desde então foi duas vezes campeã mundial (2002 e 2010), três vezes medalhista olímpica (2000, 2004 e 2008) e quatro vezes vencedora do Troféu das Campeãs (2001, 2008, 2009 e 2010). No nível de clubes, ela já foi campeã na Alemanha, Espanha e Argentina.
Foi eleita a melhor jogadora do mundo sete vezes (2001, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009 e 2010). Em 2008, foi dado a ela o título de "lenda do hóquei" pela Federação Internacional de Hóquei.
Na Argentina, ela é conhecida como "a Maradona do hóquei" ou "a maga". Veja alguns gols.

Luciana Aymar contra a China

 Luciana Aymar contra a Alemanha

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hóquei na Escola: de onde elas são?

No dia quando os alunos foram ao Pan-American Challenge, eles tiveram contato com jogadoras de dois países diferentes: Bermudas e Paraguai. Vamos trazer algumas informações sobre estes dois países.

Bermudas

São ilhas que se localizam a 1.030 Km a SE (sudeste) do estado da Carolina do Norte (EUA). Tem área de 54 Km2 (quilômetros quadrados), o que significa dizer que este país é um pouco maior que o bairro da Barra da Tijuca. Sua população, em 2011, era estimada apenas 68.679 habitantes. Cerca de metade da população é considerada negra e a língua oficial do país é o inglês.
A economia é baseada em serviços financeiros: as ilhas atraem empresas e pessoas endinheiradas pelos pequenos impostos cobrados - em 2002, haviam 14.500 empresas de origem estrangeira com sede no pequeno país.
Outro ramo importante é o turismo de luxo. Como os preços são bem altos - muita coisa tem que vir de fora - e o ambiente é conservador, acaba-se por atrair idosos e pessoas de meia-idade bem estabelecidas; nada de jovens com pouco dinheiro. Exemplos: muitos restaurantes exigem o uso do terno e da gravata à noite. Roupas de banho, tops decotados e shorts são permitidos apenas nas praias. Andar de pés descalços ou sem camisa dá multa. O país tem uma das maiores concentrações de campos de golfe do mundo.
Agora, uma curiosidade: a peça do vestuário que leva o nome do país, não surgiu exatamente lá. Surgiu nas forças militares britânicas que, na virada do século XX, buscavam criar um uniforme menos quente para as tropas de áreas tropicais ou subtropicais (como é o caso das Bermudas). Depois, pela década de 20, os bermudenses passaram a copiar o estilo dos militares. Turistas que iam para Bermudas passaram a copiar a moda local e levá-la de volta a seus lugares de origem, daí se espalhando. Detalhe: Bermudas são, até hoje, uma dependência britânica, ou seja, não são totalmente independentes, apesar de possuírem grande autonomia interna.

À esquerda, o farol de Gibbs' Hill, em Southampton; no centro, a Front Street, em Hamilton; à direita, a praia de Horseshoe Bay.
(Originais em Bermuda Vacations, Hotels, Packages, Resorts, Tourism & Travel Guide. http://www.gotobermuda.com/).

Paraguai

O Paraguai é um país vizinho, que está a SO (sudoeste) do Brasil, limitando-se com o Paraná e o Mato Grosso do Sul (que é o estado brasileiro com tamanho de área mais semelhante ao Paraguai). Sua população estimada é de 6.459.058 habitantes (equivalente a cidade do Rio de Janeiro). Quase a totalidade da população (95%) é considerada mestiça (mistura de índios e brancos).
O Paraguai tem duas línguas oficiais: o espanhol e o guarani, uma língua indígena. Por esses dados percebe-se a grande integração entre os dois grupos étnicos principais no país. O Paraguai é um caso raro de bilinguismo real no mundo: entre 80% a 90% da população falam os dois idiomas.
O país tem uma das menores economias das Américas. Sua produção mais importante é de artigos agropecuários como soja (6º maior produtor do mundo), cana, algodão e milho, e produtos industrializados de baixo valor agregado, como açúcar.
A falta de investimentos em infra-estrutura, provavelmente ligada à corrupção, dificulta o crescimento econômico do país a partir do surgimento de setores econômicos mais modernos. O Paraguai apresenta uma situação bem incomum: há mais gente empregada na agricultura (21%) que na indústria (18%).
Devido à indústria ser praticamente inexistente, os produtos manufaturados exportados pelo Paraguai são produzidos no exterior (China), sendo, muitos, cópias de marcas registradas (produtos piratas). A venda desses produtos para "sacoleiros" brasileiros é a fonte de renda de boa parte da população que vive na fronteira.

  

À esquerda, os saltos do rio Monday; no centro, a Cidade do Leste; à direita, Assunção.
(Originais, respectivamente, em: Eroski Consumer. http://www.consumer.es/fotografias/uploaded/medio-ambiente/2008/01/12/0348772001200101937.jpg; RoadTrip-Online.com. http://www.roadtrip-online.com/Amerique_sud/Paraguay/Ciudad_del_este_10.jpg; Steve Bannister. http://www.stevebannister.com/bolivia2005/large/palma2.jpg).

Fontes:

CIA. The world factbook. disponível na internet. https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html. agosto/2011.
FORBES, Keith. Welcome to Bermuda. disponível na internet. http://www.bermuda-online.org/. agosto/2011.
PACIEVITCH, Thaís. Economia do Paraguai. disponível na internet. http://www.infoescola.com/paraguai/economia-do-paraguai/. agosto/2011.
PINHEIRO-MACHADO, Rosana. China-Paraguai-Brasil: uma rota para pensar a economia informal. disponível na internet. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092008000200009&script=sci_arttext. agosto/2011.
RISTOW, Rich. The history of Bermuda shorts. disponível na internet. http://strangelatitudes.wordpress.com/2008/03/13/the-history-of-bermuda-shorts/. agosto/2011.
TURNER, Christina; TURNER, Brian. The role of mestizaje of surnames in Paraguay in the creation of a distinct New World ethnicity. disponível na internet. http://www.jstor.org/pss/3536981. agosto/2011.
VEJA ON-LINE. O paraíso (fiscal) perfeito: sem impostos nem crimes, Bermudas atrai milionários e multinacionais. disponível na internet. http://veja.abril.com.br/310702/p_059.html. agosto/2011.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O hóquei

O hóquei é um esporte que tem como característica básica a condução de um objeto com um taco. Há vestígios históricos que uma forma primitiva de hóquei era jogada no Egito há 4.000 anos. Vários museus tem evidências que uma forma do jogo era praticada por romanos e gregos e também pelos astecas, séculos antes da descoberta da América pelos europeus. A forma moderna do jogo, na grama, surgiu na Inglaterra em meados do século XVIII em escolas. Há algumas variações do esporte como o hóquei indoor (coberto), o hóquei no gelo e o hóquei sobre patins.
O hóquei na grama foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas nos jogos de 1908, em Londres, Reino Unido. Já a Copa do Mundo foi disputada pela 1ª vez em 1971, em Barcelona, Espanha; a 1ª Copa do Mundo indoor foi disputada em Leipzig, Alemanha, em 2003.
A Federação Internacional de Hóquei (International Hockey Federation - IHF) foi fundada em 1924 e hoje conta com cerca de 130 países.

Regras (na grama):

  • As partidas são disputadas por duas equipes de 11 jogadores, cada um portando um taco com o qual batem na bola.
  • O principal objetivo é fazer a bola entrar dentro da baliza adversária. Os gols só são válidos quando feitos dentro da área de chute, que é um semicírculo posicionado a 15 metros da baliza.
  • As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos. Os atletas de linha conduzem a bola somente com o taco, enquanto os goleiros podem usar mãos e pés para defender. Vence quem somar mais gols ao final das duas etapas.
  • Os jogadores não podem proteger a bola quando ela não está em movimento. Caso isto aconteça, uma falta é marcada e é cobrada no local da infração.
  • Falta dentro da área ou falta intencional atrás da linha de defesa (que fica a 23 metros de cada gol) são punidas com um córner curto (short corner), no qual um jogador de ataque cobra o tiro da linha de fundo para um companheiro, que se posiciona atrás da linha de chute. Cinco defensores ficam atrás da linha de fundo, enquanto os outros ficam atrás da linha de meio-campo. Assim, o atacante recebe de frente para o gol e tem tempo de dominar e bater, só podendo ser impedido por um adversário, caso demore para executar a jogada.
  • Falta intencional dentro da área de chute é punida com pênalti. Na cobrança, um jogador de ataque se posiciona a sete metros do gol, mas não pode bater nela, apenas empurrá-la para o gol.
  • O árbitro pode punir jogadores com cartões. Um cartão verde é mostrando para o atleta que tem conduta antidesportiva. O cartão amarelo significa uma suspensão temporária, determinada pelo juiz, e o vermelho exclui o infrator da partida.

O hóquei indoor tem ligeiras diferenças em relação ao hóquei na grama quanto ao tamanho da área de jogo, tamanho da baliza, duração da partida. Como diferenças de maior destaque, podemos citar:

  • Menor número de jogadores: apenas seis.
  • Não é permitido bater com força na bola; apenas conduzí-la.
  • Não é permitido levantar a bola (exceto na área com a intenção de marcar um gol).
  • Não há reposições laterais já que há uma tabela que fecha a área de jogo.
  • A bola defendida pela goleiro e que sai pela linha de fundo é da equipe que defende.

Dimensões dos campos de jogo (grama e quadra).
(Originais em Wikipedia. www.wikipedia.org).

Os australianos são os campeões mundiais: venceram os alemães por 2 x 1 na final disputada em Nova Déli, Índia.
(Original em News Reporter. http://www.newsreporter.in/wp-content/uploads/2011/05/Christopher.jpg).

    terça-feira, 16 de agosto de 2011

    Regras não aprendidas na escola

    Charles J. Sykes é escritor norte-americano com seis livros publicados, além de ter um programa de rádio e um na TV.
    Em 2007, ele publicou nos EUA um livro entitulado "50 Rules Kids Won't Learn in School" (em tradução livre: "50 Regras que os Garotos Não Aprendem na Escola"). O livro trata de reflexões que o autor entende que os jovens devem fazer sobre suas condutas e sobre a vida. São instruções que aumentariam seu rendimento em diferentes áreas da vida e melhorariam sua postura com as outras pessoas, tornando-os jovens melhores. Alguns dos itens abaixo são do próprio Sykes, outros foram originalmente criados a partir das idéias do autor citado.

    • A escola cuida da sua auto-estima mais que o mundo real. Na escola há novas chances - o que não é uma obrigação, regras foram feitas para serem cumpridas. E, muitas vezes, os alunos ainda assim reclamam.
    • Se você acha que seu professor é duro, veja um patrão.
    • Quando você faz algo contra as regras e diz ou pensa: "Você não me manda!", significa então que você é responsável. Ser responsável é ser autônomo, independente e também "culpado" pelo que acontecer de bom e de ruim. Se você estragar algo, a culpa é sua.
    • Antes de você nascer, seus pais não eram chatos como são agora. Eles tem que pagar suas contas, limpar seu quarto... Antes de você querer fazer algo grande, ajude-os, arrume sua gaveta, pra começar.
    • Fumar ou usar outras drogas não faz você parecer mais legal. Faz você parecer imbecil.
    • É normal que os pais sejam chatos e a escola uma apurrinhação pra você, mas eles devem te dar limites. Limites te protegem. Evitam que você faça uma besteira, se machuque, se prejudique.
    • Uma boa meta de vida é ser uma boa pessoa. Você não veio a esse mundo para fazer mal aos outros.
    • Se vestir de forma vulgar não te torna mais poderoso.
    • Seus pais e irmão menor não são embaraçosos como você pensa. Embaraçoso é ingratidão, grosseria e estupidez.
    • O que define você é o que você faz e não o que você fala.
    • Tolerância zero é igual a razão zero.
    • Tente pensar com calma e refletir sobre as coisas.
    • Você não é perfeito, mas faça o seu melhor nas coisas.
    • Não esqueça de dizer "obrigado".


    Os originais de Charles J. Sykes, em inglês, estão em http://www.slick-net.com/rnr/rules.phtmlhttp://www.squidoo.com/50Rules#module150006026.

        domingo, 14 de agosto de 2011

        200 anos de Franz Liszt

        Franz Liszt, aos 47 anos.
        (Fotografia editada a partir da obra de Franz Hanfstaengl. Original em Wikipedia. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c4/Franz_Liszt_1858.jpg).

        A rua mais importante de Jardim América, a rua Franz Liszt (popularmente conhecida como rua 18), é uma homenagem ao compositor e pianista austro-húngaro. Este ano comemora-se duzentos anos de seu nascimento.
        Os compositores clássicos dão origem à obras bem complexas, geralmente chamadas sinfonias. É um grande trabalho, porque eles tem de escrever a melodia de muitos instrumentos que deverão ser tocados de forma conjunta.
        Nascido na vila de Doborján, que hoje é parte da Áustria, Liszt é considerado pelos conhecedores da música clássica como um dos maiores pianistas de todos os tempos; sua habilidade se traduzia nas músicas de difícil execução que escrevia. Liszt faleceu em 1886.
        Abaixo segue um exemplo de uma de suas obras, a Rapsódia Húngara nº2, tocada por Valentina Lisitsa e gravada em Leiden, Holanda, em 2010. É uma das obras mais conhecidas de Liszt, que escreveu mais de mil músicas. Ela já foi usada até em desenhos animados como Pernalonga, Tom & Jerry e Pica-Pau.

        quarta-feira, 10 de agosto de 2011

        Pan-American Challenge

        No último dia 4, um grupo de cerca de 20 alunos do projeto Hóquei na Escola, coordenado pelo professor Pedro Lima, visitou o Círculo Militar, onde está o Centro Esportivo Deodoro, na Vila Militar, Rio de Janeiro.
        O motivo da presença dos alunos foi a organização de um torneio internacional de hóquei sob a chancela da Federação Pan-Americana de Hóquei (Pan-American Hockey Federation - PAHF), o Pan-American Challenge. O torneio aconteceu entre os dias 31 de julho e 7 de agosto e contou com a presença de equipes de cinco países: Bermudas, Brasil, Guiana, Paraguai e Uruguai.

        Entrada do Círculo Militar, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Pan-American Challenge.
        (Original no Google Maps. http://maps.google.com).

        Lá, os alunos puderam assistir às partidas, interagir com atletas locais e estrangeiros, participar de uma oficina com um técnico da Argentina (uma das potências do hóquei feminino mundial) e jogar em um dos campos oficiais da modalidade no Brasil, construído para o Pan-Americano de 2007. Vejamos como foi este dia:

        Os alunos da escola no ônibus que os levou até o Círculo Militar. O ônibus foi disponibilizado pela CBHG (Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor).

        Os alunos do projeto Hóquei na Escola com o professor Pedro Lima, idealizador do passeio dos alunos.
        Os alunos do projeto Hóquei na Escola com o professor Marcelo Rodrigues, colaborador do professor Pedro Lima nesta atividade extra-classe. O passeio contou ainda com a supervisão da professora Cristiane Dias.

        Fazia um belo dia de sol, com um lindo céu azul: ótimo para sair e aproveitar ao ar livre. Aqui, os alunos à beira do gramado de jogo.



        Fotografias de Bermudas x Paraguai. Ao fim, a seleção paraguaia (de vermelho) venceu por 1 x 0.

        À esquerda, a seleção brasileira feminina se preparando para o jogo contra o Uruguai. À direita, jogadoras correm atrás da bola; o Uruguai venceu o Brasil por 2 x 0 e, no domingo, foi campeão invicto do torneio.





         Nossos alunos e os jogadores da seleção brasileira de hóquei.

         Oficina de hóquei: primeiro, presta-se atenção, aprende-se e depois...

         ...pratica-se.

        A turma da oficina

        As jogadoras paraguaias foram muito simpáticas.

        As jogadoras de Bermudas deixaram um presente: cada integrante do grupo Hóquei na Escola ganhou um broche. É comum entre os atletas que haja a troca desses pequenos objetos. É uma forma de guardar uma lembrança das nacionalidades encontradas durante as competições.

        Preparação do campo para a partida Brasil x Paraguai, pelo torneio masculino. Antes dos jogos, molha-se todo o gramado de forma a fazer com que a bola corra mais.



        Lances de Brasil x Paraguai; no fim, uma vitória fácil: 11 x 0.



















         Lances do jogo entre os alunos

        O Pan-American Challenge ocorreu no Centro de Hóquei sobre a Grama Sargento João Carlos de Oliveira (João do Pulo), que é parte do Centro Esportivo Deodoro.

        O Centro Esportivo Deodoro, localiza-se no Círculo Militar, na Vila Militar. Ao fundo, vê-se a torre da estação ferroviária da Vila Militar. O prédio da estação, construído em um estilo arquitetônico de origem inglesa, é de 1910.

        O corpo de professores responsáveis pelos alunos espera ter proporcionado bons momentos aos mesmos. Momentos de aprendizado e também de diversão.

        O professor Pedro Lima e os integrantes do Hóquei na Escola. Ao fundo, as bandeiras dos países participantes do torneio.

        O torneio masculino do Pan-American Challenge foi disputado na forma de pontos corridos e o campeão foi o Uruguai, com o Brasil na segunda colocação. Já o torneio feminino, teve uma fase classificatória antes dos jogos eliminatórios no domingo. Na final, o Uruguai venceu a Guiana e ficou com o título.