O Dia da Criança é comemorado em vários lugares do mundo, mas, apesar da ONU ter escolhido uma data para que a mesma fosse o Dia Universal da Criança (20 de novembro) - para trocar conhecimentos e iniciar ações que promovam o bem-estar das crianças, em muitos países a criança acaba sendo realmente celebrada em datas completamente diferentes.
Os turcos se orgulham de, supostamente, terem sido os primeiros a determinar um dia para celebrar as crianças, isto em 1927. Seu dia das crianças é 23 de abril.
Os japoneses tem duas datas diferentes no ano, isto porque eles tem o Dia das Meninas (3 de março) e o Dia dos Meninos (5 de maio).
|
No Dia das Meninas, no Japão, costumam-se realizar festivais de bonecas, onde as crianças podem decorar bonecas e levá-las para casa.
|
Os indianos comemoram o Dia das Crianças em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, um primeiro-ministro conhecido por seus cuidados com as crianças.
|
O gosto de Jawaharlal Nehru pelas crianças o fez ser conhecido pelos pequenos à sua época como "Tio Nehru". Faleceu em 1963.
|
Na Argentina, o Dia das Crianças sempre foi comemorado no primeiro domingo de agosto, mas como é uma data muito comercial e muita gente não recebia seu salário antes desse primeiro domingo, a data foi mudada para o segundo domingo de agosto.
O Dia das Crianças no Paraguai é baseado em uma das histórias mais brutais ligadas ao Exército Brasileiro. No fim da Guerra do Paraguai (1865-1870), o ditador Francisco Solano López, próximo de ser capturado, ordenou que um batalhão de crianças fosse organizado para defendê-lo e essas crianças foram postas no campo de batalha (frágeis e sem treinamento), sendo massacradas pelos aliados (brasileiros, argentinos e uruguaios). Esta foi a Batalha de Campo Grande, e o seu dia, 16 de agosto, é o dia das crianças no Paraguai.
|
Quadro "Batalha de Campo Grande", de Pedro Américo, de 1871. Nesta representação não há a presença de crianças. A batalha opôs 20.000 aliados contra 4.500 paraguaios (destes cerca de 3.500 eram crianças). O quadro está no Museu Imperial de Petrópolis.
|
No Brasil, a data de 12 de outubro foi definida em 1924, portanto, antes dos turcos. Só que durante muitos anos era uma data que não mobilizava as pessoas. Nos anos 50/60, as empresas Estrela e Johnson & Johnson se uniram em uma campanha anual, para estimular, na semana do esquecido dia 12 de outubro, a compra de produtos para bebês: a “Semana do Bebê Robusto”. As vendas aumentaram muito. Depois, a campanha deixou de ser feita, mas o hábito de dar presentes às crianças neste dia foi incorporado pela população. O Dia das Crianças, hoje, é uma das datas mais importantes para o comércio, junto com o Natal e o Dia das Mães.