terça-feira, 25 de outubro de 2011

Influência brasileira no mundo

Num mundo globalizado a informação circula mais. Como há países que tem empresas com maior capacidade de difusão de informação, são esses países que tendem a espalhar mais a sua cultura. O maior exemplo são os Estados Unidos e seus estúdios de cinema e canais de TV. Isso não quer dizer que o Brasil não consiga "exportar" nada de sua cultura. A cultura brasileira também chega a outros países, ainda que em menor escala. Vamos citar alguns exemplos disso.

  • Música

A música "O leãozinho", original de Caetano Veloso, de 1977, foi regravada pelo grupo norte-americano Beirut este ano.


A cantora japonesa Tomoko Nozawa já tem dois álbuns, só de música brasileira. No vídeo abaixo, ela canta "Saudade da Bahia", de Dorival Caymmi, de 1947.


Os japoneses gostam muito de música brasileira. Os jovens do Y-No descobriram o grupo Fundo de Quintal, regravado aqui na música "Som original", de 2005. Eles tem até alguns pagodes próprios.

 

  • TV

As novelas brasileiras já foram exibidas em quase cem países. Com isso transmite-se um pouco do modo de vida do Brasil para o exterior. Em Portugal, os músicos brasileiros são bem conhecidos devido às novelas e, por isso, estão sempre a fazer shows por lá. Em Angola, as novelas brasileiras também fazem muito sucesso. Isso é bem fácil de perceber quando vemos capas recentes de uma revista angolana sobre TV:


Mais curiosidades sobre novelas brasileiras no exterior podem ser vistas lendo o ótimo artigo do jornalista Marcelo Duarte, da ESPN Brasil: "Novelas brasileiras mexem com o mundo inteiro".

  • Futebol

O Brasil influencia muitos outros países, principalmente aqueles que desenvolveram ou "enriqueceram" o esporte mais tarde. Por exemplo, o Shakhtar, da Ucrânia, tinha oito brasileiros em seu elenco no início deste ano. No Oriente Médio, além de jogadores, há técnicos: são oito (sendo que no Catar, Paulo Autuori comanda a seleção olímpica e Sebastião Lazaroni comanda a seleção principal). No Japão, são três técnicos brasileiros. As seleções de Líbia, Haiti e Iraque também tem técnicos brasileiros.
Voltando aos jogadores, Portugal é o país que mais recebe jogadores brasileiros: hoje há 143 deles na liga portuguesa. Há equipes, como o União de Leiria, que tem mais brasileiros que locais: 15 x 11.

Lazaroni em treino da seleção do Catar. (Foto: Reuters).

2 comentários:

  1. Gostei muito de saber que as novelas brasileiras já foram exibidas em quase cem países.Com isso transmite-se um pouco do modo de vida do Brasil para o exterior ou seja pode mostrar um pouco da cultura brasileira para outros países e também os cantores brasileiros podem ser reconhecidos em outros países

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber que as novelas brasileiras já foram exibidas em quase cem países,assim um pouco da cultura brasileira pode ser exibida aos outros países e as trilhas sonoras das novelas ou seja as músicas dos músicos brasileiros podem ser vista fora do país,é bom saber que as músicas brasileiras e regravadas por outros músicos estrangeiros. (Ronaldo Alexandre turma 1902 )

    ResponderExcluir