Há alguns meses colocamos um mural no pátio interno com uma sequência de mapas. O objetivo era mostrar a nossa localização em diferentes escalas, de forma a fazer o aluno reconhecer nossa posição no mundo, mas também no continente, país, estado, cidade e bairro. Ou seja, ter uma noção exata de onde estamos. O resultado é apresentado abaixo. Tem-se também dois pequenos textos, cujas fontes são o site Armazenzinho, no item "Histórias dos Bairros" e o site Bairros Cariocas, ambos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que resumem o passado das duas localidades que mais atendemos em nossa escola: os bairros de Jardim América e Vigário Geral.
![]() |
Mural "Onde estamos no mundo" |
Tentamos ainda colar uma rosa-dos-ventos no chão do pátio, junto ao mural, com o uso de papel contact, para podermos apontar claramente as direções e assim o aluno, ao ver o mapa, poderia saber que áreas haviam nesta ou naquela direção. Infelizmente a rosa-dos-ventos pouco resistiu. Quem sabe mais adiante tentamos de novo? O mural segue exposto em nossa escola.
A rosa-dos-ventos é uma figura que representa as quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
ResponderExcluirNOME: VICTOR HUGO AGOSTINI VIEIRA
TURMA: 1902 N° 47
TRABALHO DE GEOGRAFIA / PROF. MARCELO