segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nascida sem parte do braço, mesa-tenista perde e diz ser exemplo

Natalia Partyka em ação. (Foto: Getty Images)

A atleta recebeu prêmio em Varsóvia. (Foto: Jan Bogacz)
A polonesa Natalia Partyka, que completou 23 anos na sexta, data da abertura dos Jogos Olímpicos, nasceu sem o antebraço e a mão direita. Ela é uma das duas atletas que, neste ano, vai competir não só na Olimpíada, mas também na Paraolimpíada (o outro é o corredor Oscar Pistorius, da África do Sul). Ela já havia competido nos dois eventos em 2008, quando levou o ouro na Paraolimpíada de Pequim e já era detentora do título paraolímpico de Atenas.

"Estou desapontada. Passei muito perto da vitória", disse Partyka, que venceu a holandesa nos dois primeiros sets, mas depois levou a virada.

Questionada sobre estar cansada de perguntas sobre sua deficiência, ela admite que é um assunto um pouco entediante. Negando ter qualquer desvantagem no tênis de mesa por não possuir parte do braço direito, ela declarou querer servir de modelo para outras pessoas com algum tipo de deficiência:

"Talvez alguém me veja e perceba que sua própria deficiência não é o fim do mundo. Talvez alguém me veja e pense que pode atingir algo maior do que jamais pensou. Se sou uma inspiração, não posso reclamar".

No sábado, dia 28, ela havia estreado com vitória sobre Mie Skov, da Dinamarca, por 4 sets a 3. Na ocasião, ela conquistou a simpatia do público, que a apoiou quando perdia e obteve o triunfo de virada.

Oscar Pistorius, no Campeonato Mundial de Atletismo em Daegu, Coréia do Sul, em 2011. A autorização para ele competir é muito discutida. Há cientistas que alegam que o atleta tem vantagens sobre os outros competidores. (Foto: AP)


O sul-coreano Im Dong-Hyun é considerado cego (10% da visão do olho esquerdo, 20% do direito) e se tornou recordista mundial do tiro com arco. O alvo fica a 70 metros de distância. Segundo seu time, ele enxerga bem as cores, o que é suficiente para que saiba onde atirar.

Adaptado de: FOLHA ONLINE. Nascida sem parte do braço, mesa-tenista perde e diz ser exemplo. disponível na internet. <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1128101-nascida-sem-parte-do-braco-mesa-tenista-perde-e-diz-ser-exemplo.shtml> jul/2012.

sábado, 28 de julho de 2012

A primeira campeã olímpica do Brasil nos Jogos de Londres


A piauiense Sarah Gabrielle de Menezes, 22 anos, bateu recordes no judô. Mas até isso acontecer, ela passou por vários obstáculos: ela vem de um dos estados de menor economia no Brasil, enfrentou dificuldades no interior da própria família – seu pai era contra seu envolvimento com o judô – e financeiras. Nas palavras de Sarah, em 2009:

A primeira vez que fui para o exterior [...] meu treinador [Expedito Falcão] pagou tudo do próprio bolso. A gente sempre teve dificuldade. As passagens são muito caras. Para arrumar patrocinador é muito difícil...”.

Por precisar viajar, muitas vezes está longe das aulas da faculdade – que precisam ser pegas depois – e das provas. Outro complicador é a saudade da família e amigos, que pode ficar forte na medida em que se está muito distante e em meio a pessoas e culturas estranhas. Sua rotina de atleta teve ou tem também fisioterapia, musculação, treinamento próprio do judô e curso de inglês. Não é estranho para ela levantar bem cedo e ir dormir bem tarde.
Mas a atleta teve determinação, disciplina. Hoje, todo o Brasil pode acompanhar pela TV à coroação de uma história que corria em silêncio para o país, ainda que fosse mais conhecida no Piauí. Hoje, Sarah Menezes é uma medalhista de ouro olímpica.

QUAIS FORAM SEUS RECORDES?

  • Primeira judoca do mundo a ser bicampeã mundial júnior
  • Primeira atleta do Piauí a disputar os Jogos Olímpicos
  • Primeira medalhista olímpica do Piauí
  • Primeira judoca medalhista de ouro do Brasil
  • Campeã mundial Junior (Amsterdã, 2008)
  • Bicampeã mundial Junior (Paris, 2009)
  • Medalha de bronze no Pan-Americano (Guadalajara, 2011)
  • Medalha de bronze no Mundial Adulto (Tóquio, 2010)
  • Medalha de bronze no Mundial Adulto (Paris, 2011)
  • Campeã olímpica (Londres, 2012)

Sarah Menezes, a primeira medalha de ouro do judô feminino do Brasil (Foto: Frank Fife/AFP)

FONTES: 

180 GRAUS. Piauiense Sarah Menezes eleita melhor do Brasil. disponível na internet. <>.http://180graus.com/esporte/piauiense-sarah-menezes-eleita-melhor-do-brasil-276051.html jul/2012.
MEIONORTE.COM. Piauiense Sarah Menezes domina os tatames mundo afora com muita força e determinação. disponível na internet. <http://www.meionorte.com/noticias/esporte/piauiense-sarah-menezes-domina-os-tatames-mundo-afora-com-muita-forca-e-determinacao-85781.html>. jul/2012. 
RODRIGUES, João Gabriel. Melhor atleta brasileira de 2009 supera dificuldades, mas não deixa o Piauí. disponível na internet. <http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Lutas/0,,MUL1454041-16314,00.html>. jul/2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Após abaixo-assinado, OAB-RJ apoia mudança de nome do Engenhão

Uma campanha pela mudança do nome oficial do Engenhão, “Estádio Olímpico João Havelange”, movimentou as redes sociais nos últimos dias. Envolvido em esquemas de recebimento de propina (pagamento ilegal) quando presidia a FIFA, Havelange pode ter seu nome substituído no estádio por “João Saldanha”, que foi jornalista e técnico da Seleção Brasileira. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro fez coro à mudança.

Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange ("João Havelange"), foi presidente da FIFA de 1974 a 1998.

Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, a substituição do nome do Engenhão é justa, já que, em suas palavras:

"João Saldanha foi um apaixonado pelo futebol. Um homem íntegro e idôneo, do qual só temos boas lembranças".

João Saldanha foi o treinador da seleção brasileira que se classificou para a Copa de 1970. Teria sido derrubado do cargo pela ditadura militar da época, que não queria um comunista como possível líder do tíme campeão do mundo. Muito corajoso, criticou o regime militar que matou e desapareceu com várias pessoas. Foi apelidado de "João Sem Medo".

A mobilização para a mudança é uma iniciativa de torcedores do Botafogo que usaram a internet para protestar que João Havelange, além de não ser botafoguense, está envolvido em episódios de corrupção.
Um abaixo-assinado foi criado pedindo a mudança de nome do estádio depois que a Suprema Corte da Suíça liberou documentos de uma investigação liderada por um tribunal daquele país que aponta Havelange como um dirigente que, nos anos 90, recebeu propina da agência de marketing ISL, para atuar para que esta empresa ganhasse contratos com a FIFA. Outro envolvido no esquema é seu ex-genro Ricardo Teixeira, presidente da CBF entre 1989 e 2012 e que pediu demissão do cargo no início do ano.

ENTENDA O CASO

Em 11 de julho de 2012, a FIFA divulgou texto comprovando envolvimento de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e João Havelange, atual presidente de honra da própria FIFA, em caso de corrupção. O documento aponta pagamentos da agência de marketing ISL aos dois em troca de facilidades na aquisição dos direitos de televisão das competições.
Segundo o texto, Teixeira teria recebido pelo menos R$ 26 milhões em propina. Havelange teria sido pago no equivalente a R$ 3 milhões.
Eleito presidente da CBF em 1989, Ricardo Teixeira, 65 anos, chegou ao poder do futebol brasileiro apoiado por Havelange, na época presidente da FIFA e genro de Teixeira. Desde então, Teixeira passou a ser o homem mais poderoso do futebol brasileiro e ficou por 23 anos no poder. Em 2012, o dirigente deixou o comando da CBF, alegando problemas de saúde e familiares e foi viver na Flórida, nos EUA. Contudo, outros motivos podem ter feito Teixeira renunciar: a Justiça suíça já tinha obrigado a FIFA a mostrar tais documentos – logo, sua corrupção se tornaria conhecida.
Já João Havelange, 96 anos, que ainda tinha cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI) renunciou a ele justamente para fugir de penas que seriam impostas por causa da sua relação com a ISL.

Adaptado de: TERRA. Após abaixo-assinado, OAB-RJ apoia mudança de nome do Engenhão. disponível na internet. <http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2014/noticias/0,,OI5990930-EI18776,00-Apos+abaixoassinado+OABRJ+apoia+mudanca+de+nome+do+Engenhao.html>. julho/2012.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

Quem são as pessoas que começaram o movimento para mudar o nome oficial do Engenhão? Quais são os seus motivos para quererem retirar o nome de Havelange do estádio?

Garotada se diverte em oficinas de criação do 20º Anima Mundi


Animação é muito divertida. Quando crianças, praticamente todo mundo gosta de animação. Mas hoje há também animação voltada especificamente para adultos, haja vista séries norte-americanas de sucesso como "Os Simpsons", "O Show de Cleveland" e "Uma Família da Pesada". Animação se tornou algo atrativo a todas as idades.
Com esse mercado que só cresce, começou na sexta-feira (13/7/2012) o maior festival de animação do Brasil, o Anima Mundi, com uma programação de mais 400 filmes para adultos e crianças. Mas, além das produções nacionais e estrangeiras, os jovens se divertem com as oficinas que fazem parte da programação do evento.

"É possível ver gente de todas as idades, novas gerações...", disse Aída Queiroz, uma das diretoras do festival.

As tradicionais oficinas gratuitas do Espaço Aberto são um dos destaques do evento. Através delas, as pessoas podem ter o primeiro contato com técnicas usadas para fazer os filmes animados como stop-motion ("massinha"), desenho animado, zootrópio, areia, pixilation e película. As oficinas, assim como os filmes infantis (todos dublados especialmente para o Anima Mundi), terão entrada gratuita.

A série "Shaun, o Carneiro", feita pelos mesmos produtores de "A Fuga das Galinhas", usa a técnica do stop-motion.

Os filmes serão exibidos no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Casa França-Brasil, no Cine Odeon, no Espaço Itaú de Cinema e no espaços Oi Futuro (Flamengo e Ipanema). Os filmes adultos custam R$ 8.
O Anima Mundi, criado em 1993, é um dos três maiores festivais do gênero do mundo. O evento ostenta outro título: entrou para o seleto grupo de festivais qualificados para indicação ao Oscar de curta-metragem de animação. Países como França, Alemanha, Japão, Polônia, Portugal, EUA, Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia estarão representados nas telas do festival.
A animadora Sarah Cox vem falar sobre um filme feito com a colaboração de crianças do mundo inteiro.
Desde 9 de julho, o evento "Anima Mundi Memória" já ocupa o Monumento a Estácio de Sá, no Flamengo. A mostra aposta na tecnologia e na interatividade: o visitante explora o conteúdo exclusivo através de tablets, painéis informativos, fones de ouvido e computadores. A ideia é exibir trechos, filmes, fotos e histórias do festival, além de celebrar todos os países por onde o Anima Mundi já passou.
O festival Anima Mundi tem importância fundamental na carreira de toda uma geração de profissionais brasileiros, como Carlos Saldanha – que dirigiu "Rio" e a franquia "A Era do Gelo" – e Rodrigo Teixeira, responsável pelos efeitos especiais de "Sin City" e "A Invenção de Hugo Cabret".
O festival vai até o dia 22 de julho. O site com toda a programação do festival é www.animamundi.com.br.

A animação "Sexo Não É Brincadeira" é um exemplo de uso sério, adulto, deste tipo de filme.


"Baletéia e a Boneca Misteriosa" é uma animação de 2008, feita por alunos da rede municipal do Rio de Janeiro.

Adaptado de: G1. Garotada se diverte em oficinas de criação da 20a edição do Anima Mundi. disponível na internet. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/07/garotada-se-diverte-em-oficinas-de-criacao-da-20-edicao-anima-mundi.html. julho/2012.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

Quais países europeus citados no texto terão filmes no festival?

As divisões administrativas brasileiras


Nosso país é uma federação. Isso quer dizer que o Brasil é uma união formada por várias unidades menores que possuem alguns poderes próprios, ou seja, uma certa autonomia para decidir sobre alguns assuntos sem consultar o poder central da União, representado pela presidenta do país.
A idéia é deixar os grandes assuntos para a União e os assuntos menores para as outras unidades administrativas. Seria complicado se toda queixa de buraco na rua no Brasil todo fosse parar na capital do país: a “fila” seria grande.
O Brasil é formado por 27 Estados (e ainda o Distrito Federal, onde está a capital do país, Brasília). Cada Estado é formado por certo número de municípios (o Estado do Rio de Janeiro é formado por 92 municípios). Veja:

O Brasil, formado por seus 27 Estados e o Distrito Federal (DF). Existem leis do poder central da União que valem para todos os Estados e existem leis estaduais que só valem no interior de cada Estado. Por exemplo: o Estado do Rio de Janeiro é o único que obriga os motoristas a fazer vistoria anual dos carros nos postos do DETRAN e o único que faz blitzes para verificar se os motoristas estão embriagados.

O Estado do Rio de Janeiro, formado por 92 municípios (as estrelas representam o centro de cada município mostrado: as cidades). O município mais novo do Estado é Mesquita, que se separou de Nova Iguaçu em 1999. Cada município do país possui um prefeito e uma Câmera de Vereadores (que votam leis municipais).

Segundo a Constituição Federal, nossa lei máxima, existem funções que são do poder central da União: definir o valor da moeda, fazer a defesa do país, definir o que é crime, entre outros; existem funções que são obrigações dos Estados: a educação em nível médio, a polícia, os bombeiros, o serviço de água e esgoto, o serviço de eletricidade, licenciamento de automóveis, entre outros; e existem as funções que são dos municípios: a educação em nível fundamental, a ordenação do trânsito da cidade, a permissão para construção de imóveis, feiras, entre outros.
No bairro de Jardim América, estão acontecendo obras de ligação de esgoto para que o bairro fique conectado à rede de tratamento de águas: assim a água suja das casas não irá mais para os rios. Essa obra é de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.
Perceba que as próximas eleições, para as administrações municipais, nada têm a ver com essas obras. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.
É importante saber a quem cabe cada função para saber a quem reclamar.

Novo logotipo da CEDAE ao lado do logotipo do Governo Estadual de Sérgio Cabral Filho. Estes dois símbolos podem ser vistos no Guia do Usuário da CEDAE, publicado em fevereiro deste ano.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

É certo dizer que as obras de esgotamento sanitário de Jardim América dependem da administração de Eduardo Paes? Justifique:

A origem dos Jogos Olímpicos



No ano de 884 a.C., algo muito grave ocorreu na região grega da Élida. Uma peste assolava toda a área. Desesperado com o que estava acontecendo, o rei Ífito foi consultar a sacerdotisa Pítia. Ela disse ao rei que os deuses só fariam cessar a peste se os Jogos Olímpicos – que, no passado, teriam começado com o herói mitológico Hércules – voltassem.
Os jogos passaram a ser realizados regularmente, na cidade de Olímpia, como agora, de quatro em quatro anos. Oficialmente, eles contam a partir de 776 a.C., quando se iniciou o registro dos campeões.
Os jogos eram muito diferentes dos atuais. Duravam cinco dias e haviam provas para adultos e adolescentes. As provas eram: corridas, lutas, lançamentos de dardo e disco, saltos em distância, provas a cavalo e corridas com armas. No início e no fim dos jogos haviam cerimônias e sacrifícios para os deuses.
Mais de 40 mil pessoas podiam assistir aos jogos. Para participar, era preciso ser homem, grego e livre. Quatro semanas antes dos jogos era feita uma seleção para que escolher os melhores que deveriam competir. Outra diferença é que, por muito tempo, nos jogos da Antiguidade, os atletas competiam nus.
A premiação consistia em uma coroa feita de ramos de oliveiras. Depois, os vencedores participavam de grandes banquetes, festanças. Ganhavam presentes. Transformavam-se em heróis e eram conduzidos às suas cidades em carros puxados por cavalos. Podiam ter regalias por toda a vida, afinal, os antigos gregos acreditavam que seus feitos acalmavam a ira dos deuses.
Os jogos da Antiguidade acabaram por volta do ano 400 d.C., quando o imperador romano Teodósio, decretou o fim de todas as festas que não fossem cristãs, como era o caso dos Jogos Olímpicos. Nesta época, a Grécia era parte do antigo Império Romano e seguia as leis que vinham de Roma.

 Episódio da série "Os Campeões de Olímpia", recria com atletas atuais como eram os jogos da Antiguidade.

Trazendo os jogos de volta

No final do século XIX, havia um grupo de pessoas na Europa que defendia o olimpismo, uma filosofia que reconhece o esporte como instrumento para promoção da harmonia e bem-estar do homem; vê no esporte a possibilidade de bons exemplos e no valor educativo destes. No ideal olímpico, estão presentes as idéias de amizade, solidariedade e justiça. São estas idéias de valorização e promoção do esporte, muito fortes no Reino Unido, que motivaram um francês chamado Pierre de Frédy - mais conhecido por seu título de nobreza, Barão de Coubertin - a fundar um órgão internacional para promover o olimpismo: o Comitê Olímpico Internacional (COI). Pierre de Frédy era um educador, interessado no papel do esporte na escola e via nele a capacidade de formar pessoas mais corretas e saudáveis.
O COI organizou uma festa internacional para promover o olimpismo: os Jogos da I Olimpíada, realizados em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, país berço dos jogos da Antiguidade. Desde então, os jogos vem crescendo: começaram 241 atletas de 14 países; em Pequim, na China, em 2008, foram 11.028 atletas de 204 países.

Estádio Panathinaiko, durante os I Jogos Olímpicos, em 1896.
Maratona dos Jogos de 1896. No centro, o grego Charilaos Vasilakosque terminou em segundo lugar, atrás de seu compatriota, o pastor Spiridon Louis. Duas semanas antes, Vasilakos ganhara a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Helênicos.

QUESTÕES (Data limite para envio das respostas: 3/8/2012):

1. Por que os Jogos Olímpicos começaram na Antiguidade? Por que eles recomeçaram nos tempos modernos?
2. Qual a nacionalidade do primeiro vencedor da maratona dos jogos modernos?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Ajuda: como colocar comentários

1º passo: Ao final de cada postagem, texto, há um item que indica o número de comentários que aquela postagem recebeu. Clique ali.


2º passo: Aparecerá uma nova tela. Clique na seta ao lado de "Selecionar perfil..." e clique na opção "Nome/URL".


3º passo: Aparecerá uma janela chamada "Editar perfil". No item "Nome", preencha seu nome completo e turma. Deixe o item "URL" em branco e aperte o botão "Continuar".


4º passo: Ao lado de "Comentar como" aparecerá seu nome e sua turma. Escreva a(s) resposta(s) na janela onde está "Digite seu comentário...". Quando terminar, aperte o botão "Publicar".


5º passo: Pode ser que o sistema peça para você digitar uma sequência de letras e números. Se acontecer, digite o que for pedido e aperte "Publicar".

6º passo: Se você fez tudo corretamente, deverá aparecer a mensagem abaixo:


Parabéns. A sua resposta só será exibida depois de 3/8/2012, quando o administrador do blog autorizará a exibição das respostas.