quinta-feira, 19 de julho de 2012

As divisões administrativas brasileiras


Nosso país é uma federação. Isso quer dizer que o Brasil é uma união formada por várias unidades menores que possuem alguns poderes próprios, ou seja, uma certa autonomia para decidir sobre alguns assuntos sem consultar o poder central da União, representado pela presidenta do país.
A idéia é deixar os grandes assuntos para a União e os assuntos menores para as outras unidades administrativas. Seria complicado se toda queixa de buraco na rua no Brasil todo fosse parar na capital do país: a “fila” seria grande.
O Brasil é formado por 27 Estados (e ainda o Distrito Federal, onde está a capital do país, Brasília). Cada Estado é formado por certo número de municípios (o Estado do Rio de Janeiro é formado por 92 municípios). Veja:

O Brasil, formado por seus 27 Estados e o Distrito Federal (DF). Existem leis do poder central da União que valem para todos os Estados e existem leis estaduais que só valem no interior de cada Estado. Por exemplo: o Estado do Rio de Janeiro é o único que obriga os motoristas a fazer vistoria anual dos carros nos postos do DETRAN e o único que faz blitzes para verificar se os motoristas estão embriagados.

O Estado do Rio de Janeiro, formado por 92 municípios (as estrelas representam o centro de cada município mostrado: as cidades). O município mais novo do Estado é Mesquita, que se separou de Nova Iguaçu em 1999. Cada município do país possui um prefeito e uma Câmera de Vereadores (que votam leis municipais).

Segundo a Constituição Federal, nossa lei máxima, existem funções que são do poder central da União: definir o valor da moeda, fazer a defesa do país, definir o que é crime, entre outros; existem funções que são obrigações dos Estados: a educação em nível médio, a polícia, os bombeiros, o serviço de água e esgoto, o serviço de eletricidade, licenciamento de automóveis, entre outros; e existem as funções que são dos municípios: a educação em nível fundamental, a ordenação do trânsito da cidade, a permissão para construção de imóveis, feiras, entre outros.
No bairro de Jardim América, estão acontecendo obras de ligação de esgoto para que o bairro fique conectado à rede de tratamento de águas: assim a água suja das casas não irá mais para os rios. Essa obra é de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.
Perceba que as próximas eleições, para as administrações municipais, nada têm a ver com essas obras. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.
É importante saber a quem cabe cada função para saber a quem reclamar.

Novo logotipo da CEDAE ao lado do logotipo do Governo Estadual de Sérgio Cabral Filho. Estes dois símbolos podem ser vistos no Guia do Usuário da CEDAE, publicado em fevereiro deste ano.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

É certo dizer que as obras de esgotamento sanitário de Jardim América dependem da administração de Eduardo Paes? Justifique:

27 comentários:

  1. Jonathan das Dores Ferreira Nº20 T.190222 de julho de 2012 às 17:44

    Não.Porque essa obra é de responsabilidade da CEDAE(companhia estadual de águas e esgotos),que é uma empresa do Governo
    Estadual,presidido,atualmente,pelo governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela Alves Ferreira. Turma: 1904
    Não, Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.

    ResponderExcluir
  3. Thaina Genesio da Silva T:190423 de julho de 2012 às 16:10

    1.sim. porque foi ele que crio o sistema de esgotamento , mas quem e responsavel pelas obra e a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos)

    ResponderExcluir
  4. igor barbosa pego - turma 190424 de julho de 2012 às 18:41

    pq ele e o prefeito e tem a obrigaçao, e ele nao ta fazendo isso so pra endireitar ele ta fazendo isso pra tirar dinheiro de moradores que nao tem condiçao de pagar depois .

    ResponderExcluir
  5. Matheus Augusto Barreto 190425 de julho de 2012 às 13:04

    Não, porque a PREFEITURA do RIO DE JANEIRO não tem nada haver com essa obra. É de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  6. Camila Correia , T : 1902 ,email : kaka_silva.123@hotmail.com25 de julho de 2012 às 17:17

    Nao , porque essas obras é de responsabilidade da CEDAE(Companhia Estadual de Águas e Esgotos )que é uma empresa do Governo Estadual presidio , altualmente pelo governador Sérgio Cabral Filho. e nao pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro , chefiada altualmente , por Eduardo Paes

    ResponderExcluir
  7. Nome:Pedro Fábio Turma:1902
    Resposta:Não pq as obras de esgotamento sanitário não é uma função da prefeitura e sim do governo.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Felipe - Turma : 190427 de julho de 2012 às 01:57

    Não,Porque a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.

    ResponderExcluir
  9. Rayane Marques de Assis (Turma:1992) n-3427 de julho de 2012 às 18:19

    1-Sim, na minha opinião se não for o governo, tem que ser o prefeito.

    ResponderExcluir
  10. nome:Rodrigo Silva
    turma:1902 n:35

    Nao.pois essas obras nao sao responsbilidade da prefeitura e sim do governo do estado do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  11. Hiury Macedo Borges turma:190228 de julho de 2012 às 13:46

    Não, porque a CEDAE, a empresa que esta realizando as obras no Jardim America, é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes participa apenas do Governo Municipal.

    ResponderExcluir
  12. Fabio da Silva Ribeiro/ 190430 de julho de 2012 às 15:24

    Sim. Porque é ele que Financia e Administra as Obras.

    ResponderExcluir
  13. 1-Não, as obras de esgotamento sanitário de Jardim América não dependem da administração de Eduardo Paes e sim da responsável pelas obras a CEDAE.



    Wellington silva T:1804

    ResponderExcluir
  14. Jéssica Lopes Moretti31 de julho de 2012 às 17:00

    Não, No bairro de Jardim América, estão acontecendo obras de ligação de esgoto para que o bairro fique conectado à rede de tratamento de águas: assim a água suja das casas não irá mais para os rios. Essa obra é de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  15. rafael machado turma: 190331 de julho de 2012 às 17:56

    sim. por que Essa obra é de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  16. 3-Nao. Por que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.
    É importante saber a quem cabe cada função para saber a quem reclamar. nome:Debora turma:1902

    ResponderExcluir
  17. Gabrielle Preira da Silva turma:19022 de agosto de 2012 às 18:42

    Não depende da administraçaõ do Eduardo Paes,não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.Porque a CEDAE é uma empresa do Governo Estadual, ter a ver sim com o governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  18. Amanda Alencar - Turma : 19012 de agosto de 2012 às 22:58

    Não, porque essas obras não tem nada a ver com a função das prefeituras.

    ResponderExcluir
  19. Jonnathan Quintela - turma 1903


    Não. O prefeito Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.

    ResponderExcluir
  20. não , porque ele não tem nenhuma ligação com a obra e isso é trabalho para a cedae

    ResponderExcluir
  21. Nome:Lucas barbosa
    numero:28
    turma:1903

    Não.Por quePrefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras e sim da cedae

    ResponderExcluir
  22. Milena. t.1902. Nº28 .3 de agosto de 2012 às 13:14

    Não, porque isso e responsabilidade da cedae,e presidido,pelo governador Sérgio Cabral Filho.O Eduardo Paes e chefia da prefeitura, e a prefeitura não teem ada aver coom isso.

    ResponderExcluir
  23. paulo roberto da silva salles(1804) n:373 de agosto de 2012 às 15:58

    sim,para que os esgotos sanitários sejam mais limpos.

    ResponderExcluir
  24. Não,Eduardo Paes não tem nenhuma ligação com essas obras.Esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras,e sim responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.

    ResponderExcluir
  25. paulo roberto da silva salles(1804) n:373 de agosto de 2012 às 16:02

    sim,para que os esgotos sanitarios sejam limpos para os moradores ds cidade do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  26. Não , porque a administração é feita pela a Cedae , que cuida de grande parte do estogo do Rio de Janeiro .

    ANA CAROLINA CAHVES
    TURMA : 1904

    ResponderExcluir
  27. RESPOSTA: NÃO. PAES É DA PREFEITURA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NÃO É RESPONSABILIDADE DELA. A EMPRESA QUE FAZ A OBRA É A CEDAE, QUE É ESTADUAL.

    ResponderExcluir