quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que me deixaria mais feliz

por L. C.*

Felicidade: qualidade ou estado de quem é ou está feliz; bem estar, satisfação, contentamento.

Primeiramente, eu queria deixar bem claro que sou muito feliz, mas nem tudo na vida é perfeito.
Se eu conseguisse me "virar", se eu conseguisse ganhar dinheiro, seria uma boa para mim. Mas dinheiro também não traz nenhuma felicidade. Queria mesmo que muitas pessoas acreditassem no meu talento, inclusive a minha família. Sei que um dia todos eles vão pedir desculpas por terem achado que não seria nada na vida. Algumas pessoas, que nem são da minha família, me ajudam a distrair a cabeça, fazem eu acreditar em meu sonho e jamais me julgam.
Amigos? Tenho bastante. Mas eu tenho certeza, absolutamente, de uma coisa: o que iria me deixar mais feliz seria se um dia eu pudesse receber um carinho da minha família (inclusive da minha mãe), se eles me dissessem que me amam muito e que sou o orgulho da família. Isso seria felicidade!

*por se tratar de algo muito pessoal, optamos por preservar a identidade do aluno.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pintura do refeitório

por Dauane de SOUZA*

O refeitório depois da pintura: os motivos infantis foram substituídos por uma pintura mais simples, porém bonita. Tem mais a ver com a faixa etária dos nossos alunos.

O refeitório da nossa escola Zélia Braune teve uma grande mudança com a ajuda dos professores: eles passaram uma rifa para arrecadar o dinheiro para reformar o refeitório. Ele foi pintado de amarelo por ser uma cor mais "tranquila" e por ser um local de "mais calma". Então vamos preservar o que é nosso!
O refeitório ganhou o nome de "Elizabeth Ferreira dos Santos" porque ela foi merendeira e moradora da Zélia Braune: ela sempre ajudou muito a escola. Beth se aposentou e foi embora da escola e resolveram usar o nome do refeitório para homenageá-la.

Nada mais natural em um refeitório que motivos alimentares. Já o pastel dá um ar de tranquilidade ao ambiente.

*com a colaboração de Marcelo Rodrigues.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Selena Gomez

Foto de capa da Cosmopolitan. Selena foi destaque em várias versões da revista mundo afora.

Selena Gomez: músicas suas com sua banda (The Scene) estão no topo das paradas; ela já atuou na televisão e no cinema e namora Justin Bieber. Muitas pessoas seriam muito metidas por isso, mas Selena é 100% "pé no chão". A morena teve que trabalhar duro para chegar onde está hoje, sendo então motivo para admirá-la.
Ela nasceu no estado do Texas (EUA) e cresceu em condições muito humildes, mas desde criança, tinha grandes sonhos, perseguindo-os com muito trabalho. 

"Eu sempre quis fazer tudo certo e sempre quis dar o melhor de mim", diz ela, sentada com postura perfeita, usando um vestido roxo de seda, em sua casa em Los Angeles (EUA).

Acompanhe mais sobre a megastar pop em alguns trechos da sua entrevista para a revista Cosmopolitan em março deste ano. Selena Gomez, com 19 anos na época, nasceu na cidade de Grand Prairie. Quando ela nasceu, sua mãe tinha 16 anos e seu pai, 17.

"Eu poderia ter um bebê de 3 anos comigo se eu tivesse um bebê na mesma idade que minha mãe me teve! Que horror!" ela ri.

O dinheiro era sempre apertado. Selena se lembra de quando o carro de sua mãe ficava sem gasolina no caminho da escola e elas tinham que procurar moedas sob os bancos para comprar mais combustível.

"Meu Deus! Isso aconteceu tipo umas doze vezes!", ela lembra.

Embora financeiramente limitada, a mãe de Selena queria que ela tivesse cultura. Então ela levava Selena para concertos, museus e teatros.

"Eu não acho que teria deixado a mentalidade de Grand Prairie, se não fosse pela minha mãe", diz ela.

Selena gostava de Britney Spears e Hilary Duff, sabia que seu futuro estava nos palcos. Se esforçou, pediu a sua mãe deixá-la começar a fazer testes. Aos 7 anos, ela conseguiu um papel em "Barney e Seus Amigos", que foi filmado no Texas. No set, ela conheceu sua amiga, Demi Lovato. As duas se tornaram tão próximas que, alguns anos mais tarde, suas famílias se mudaram juntas para Los Angeles e dividiram uma casa para as duas poderem entrar em Hollywood.

"Nós não tínhamos muito dinheiro para sair de lá [do Texas], então nós estávamos vivendo juntas para dividir despesas", diz Selena. "Éramos sete garotas. Nós vivíamos em um apartamento (loft), incluindo irmãs e mães e tudo mais. Foi muito interessante".

Depois, Selena ganhou o papel principal na série "Os Feiticeiros de Waverly Place", mas Selena não quer viver apenas da Disney: ela se esforçou para fazer uma carreira maior. Então ela começou a gravar sua própria música e pegou um papel em uma produção não-adolescente.
Uma produtora de Hollywood, Denise Di Novi, concorda que ela conseguiu ao mesmo tempo ser pé no chão e doce.

"Você passa por ela e instantaneamente passa a amá-la. E ela trabalha incrivelmente duro — ela me lembra um cavalo de corrida dessa maneira. Ela sabe o que ela quer e ela fica incrivelmente feliz quando está completamente imersa em seu trabalho", diz Di Novi que trabalhou com Selena no filme "Ramona e Beezus" de 2010.

"E ela tem a sofisticação e a inteligência emocional que é muito, muito além da sua idade", diz a atriz Leighton Meester. "Ela é realmente muito sábia [...] Mas ela tem essa inocência com ela, que eu espero que nunca vá embora, porque ela vê a beleza em cada pequena coisa".

Selena ficou famosa cedo e sua passagem da infância à idade adulta é acompanhada por todo público. Sobre crescer e se tornar uma mulher, ela diz:

"Estou trabalhando gradualmente em direção à isso – não necessariamente para ser um símbolo sexual ou nada, mas tornando-se mais confiante em ser mulher".

Selena está também em seu primeiro relacionamento sério (com Justin Bieber). Jornais dizem que Bieber teria alugado o Staples Center só para que eles pudessem ter uma exibição privada de um dos filmes preferidos de Selena, "Titanic". Mas Selena diz que é mais discreta que isso:

"Eu sou como toda garota de 19 anos", diz ela. "Se você está amando, você está amando ao máximo e você só quer ir ao cinema, sair e ser o mais normal possível". Selena diz que o amor será sempre o trunfo de tudo: "É a coisa mais poderosa quando se trata de minha família, amigos e um relacionamento". "Você só vive uma vez e eu quero ter orgulho de tudo que eu faço e quero me divertir".


Adaptado e traduzido de: COSMOPOLITAN ESPAÑA. Selena Gomez. Março, 2012.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ele não desistiu

No centro, o campeão olímpico das argolas, o brasileiro Arthur Zanetti. À esquerda, o medalhista de bronze, o italiano Matteo Morandi; à direita, o medalhista de prata, o chinês Chen Yibing. (Foto: Getty Images)

Arthur Zanetti se tornou o primeiro brasileiro campeão olímpico na ginástica, ganhando a medalha de ouro nas argolas.
Mas até que o atleta fosse premiado com o título, ele passou por muita coisa. Em atividade desde 1997, ele passou por lesões no punho e no ombro direito, cirurgias, mais de um ano afastado dos treinamentos. Chegou mesmo a abandonar o esporte em certa época, cansado da rotina de dois períodos diários de treino. Mas ele retornou, voltou a se dedicar à atividade na qual trabalha por anos, e foi recompensado.
Veja a série que lhe deu o título olímpico!


OUTROS TÍTULOS:

Campeão nas argolas nos Jogos Sul-Americanos (Medellín, 2010)
Medalha de prata nas argolas nos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara, 2011)
Campeão nas argolas na Universíade (Shenzhen, 2011)
Medalha de prata nas argolas no Mundial de Ginástica (Tóquio, 2011)

sábado, 4 de agosto de 2012

Pintura nova

Nossa escola vem passando por mudanças. Temos um corpo de professores bastante renovado, estamos tentando adquirir novas verbas com o Governo Federal, recebemos novas carteiras, temos feito mais passeios com as turmas, conseguimos mais funcionários e estamos sendo mais rigorosos com alunos indisciplinados a fim de termos uma escola mais ordenada e calma, e marcando pequenas festas (como Dia das Crianças, Festa Junina). E, aos poucos, estamos tentando estruturar novos espaços e um deles é a sala de artes.
O professor Aulus, de Artes Visuais, pintou a porta da sala 407, futura sala de artes. O trabalho foi feito no último dia antes do recesso, em apenas uma tarde. Junto com o professor Sérgio Ramos, haverá um esforço para criar um bom espaço: com data-show, distribuição de carteiras de forma diferenciada, entre outras coisas. Confira como ficou a nova pintura da porta!


A escola vem passando por uma mudança visual interna, trocando a velha combinação verde escuro e branco por uma nova combinação: azul celeste e branco. A nova pintura deixou o ambiente mais claro e bonito e alegrou mais o espaço. Há o questionamento de porquê não pintamos a parte externa de nossa escola, tão degradada; a idéia é melhorarmos primeiro o espaço dos alunos, já que nossa verba tem sido muito limitada - certas coisas foram feitas com dinheiro do bolso de funcionários da escola ou de doações dos comerciantes do bairro. Assim, não podemos fazer tudo que desejamos de uma só vez.
Veja como ficou o corredor do último andar.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O fenômeno teen dos Jogos Olímpicos de Londres

Emoção ao sair da piscina depois da vitória. (Foto: Tim Wimborne/Reuters)

Os Jogos Olímpicos podem produzir vários destaques. Em Londres, a lituana Ruta Meilutyte, campeã olímpica de natação com apenas 15 anos, é um deles.
Ela conseguiu um feito que nem o maior campeão da história dos Jogos, Michael Phelps, tem em sua carreira: ganhar uma medalha dourada tão jovem. Desde 1972 uma nadadora desta idade não conquistava o ouro em Jogos Olímpicos. Ela ganhou o ouro na prova dos 100m peito, com o tempo de 1min 5s 47.
Ruta perdeu a mãe ainda muito cedo, morta em um acidente de carro quando ela tinha apenas quatro anos. Desde os 13 anos, ela vive em Plymouth, Reino Unido: antes morava com o pai e a madrasta em Kaunas, no seu país natal.
Apesar da vida de atleta, com treinos diários bastante puxados, tenta levar uma vida normal, sendo usuária assídua do Twitter e do Facebook. Além da internet, Ruta adora jogar “Call of Duty” e cozinhar: seu prato preferido é bacon com ovos.
Ruta não havia ganho grandes competições antes e sua vitória foi um grande choque para o mundo da natação. Nas palavras dela:

"Estou chocada, mas de um jeito bom. Eu comecei a chorar no pódio, eu não posso acreditar, é muito para mim. Foi difícil, mas estou muito feliz".

Emoção também no pódio. (Foto: Getty Images)

Adaptado de: DIAS, Bruno. O Fenômeno Teen dos Jogos Olímpicos de Londres. disponível na internet. <http://capricho.abril.com.br/famosos/ruta-meilutyte-fenomeno-teen-jogos-olimpicos-londres-695262.shtml>. ago/2012.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nascida sem parte do braço, mesa-tenista perde e diz ser exemplo

Natalia Partyka em ação. (Foto: Getty Images)

A atleta recebeu prêmio em Varsóvia. (Foto: Jan Bogacz)
A polonesa Natalia Partyka, que completou 23 anos na sexta, data da abertura dos Jogos Olímpicos, nasceu sem o antebraço e a mão direita. Ela é uma das duas atletas que, neste ano, vai competir não só na Olimpíada, mas também na Paraolimpíada (o outro é o corredor Oscar Pistorius, da África do Sul). Ela já havia competido nos dois eventos em 2008, quando levou o ouro na Paraolimpíada de Pequim e já era detentora do título paraolímpico de Atenas.

"Estou desapontada. Passei muito perto da vitória", disse Partyka, que venceu a holandesa nos dois primeiros sets, mas depois levou a virada.

Questionada sobre estar cansada de perguntas sobre sua deficiência, ela admite que é um assunto um pouco entediante. Negando ter qualquer desvantagem no tênis de mesa por não possuir parte do braço direito, ela declarou querer servir de modelo para outras pessoas com algum tipo de deficiência:

"Talvez alguém me veja e perceba que sua própria deficiência não é o fim do mundo. Talvez alguém me veja e pense que pode atingir algo maior do que jamais pensou. Se sou uma inspiração, não posso reclamar".

No sábado, dia 28, ela havia estreado com vitória sobre Mie Skov, da Dinamarca, por 4 sets a 3. Na ocasião, ela conquistou a simpatia do público, que a apoiou quando perdia e obteve o triunfo de virada.

Oscar Pistorius, no Campeonato Mundial de Atletismo em Daegu, Coréia do Sul, em 2011. A autorização para ele competir é muito discutida. Há cientistas que alegam que o atleta tem vantagens sobre os outros competidores. (Foto: AP)


O sul-coreano Im Dong-Hyun é considerado cego (10% da visão do olho esquerdo, 20% do direito) e se tornou recordista mundial do tiro com arco. O alvo fica a 70 metros de distância. Segundo seu time, ele enxerga bem as cores, o que é suficiente para que saiba onde atirar.

Adaptado de: FOLHA ONLINE. Nascida sem parte do braço, mesa-tenista perde e diz ser exemplo. disponível na internet. <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1128101-nascida-sem-parte-do-braco-mesa-tenista-perde-e-diz-ser-exemplo.shtml> jul/2012.

sábado, 28 de julho de 2012

A primeira campeã olímpica do Brasil nos Jogos de Londres


A piauiense Sarah Gabrielle de Menezes, 22 anos, bateu recordes no judô. Mas até isso acontecer, ela passou por vários obstáculos: ela vem de um dos estados de menor economia no Brasil, enfrentou dificuldades no interior da própria família – seu pai era contra seu envolvimento com o judô – e financeiras. Nas palavras de Sarah, em 2009:

A primeira vez que fui para o exterior [...] meu treinador [Expedito Falcão] pagou tudo do próprio bolso. A gente sempre teve dificuldade. As passagens são muito caras. Para arrumar patrocinador é muito difícil...”.

Por precisar viajar, muitas vezes está longe das aulas da faculdade – que precisam ser pegas depois – e das provas. Outro complicador é a saudade da família e amigos, que pode ficar forte na medida em que se está muito distante e em meio a pessoas e culturas estranhas. Sua rotina de atleta teve ou tem também fisioterapia, musculação, treinamento próprio do judô e curso de inglês. Não é estranho para ela levantar bem cedo e ir dormir bem tarde.
Mas a atleta teve determinação, disciplina. Hoje, todo o Brasil pode acompanhar pela TV à coroação de uma história que corria em silêncio para o país, ainda que fosse mais conhecida no Piauí. Hoje, Sarah Menezes é uma medalhista de ouro olímpica.

QUAIS FORAM SEUS RECORDES?

  • Primeira judoca do mundo a ser bicampeã mundial júnior
  • Primeira atleta do Piauí a disputar os Jogos Olímpicos
  • Primeira medalhista olímpica do Piauí
  • Primeira judoca medalhista de ouro do Brasil
  • Campeã mundial Junior (Amsterdã, 2008)
  • Bicampeã mundial Junior (Paris, 2009)
  • Medalha de bronze no Pan-Americano (Guadalajara, 2011)
  • Medalha de bronze no Mundial Adulto (Tóquio, 2010)
  • Medalha de bronze no Mundial Adulto (Paris, 2011)
  • Campeã olímpica (Londres, 2012)

Sarah Menezes, a primeira medalha de ouro do judô feminino do Brasil (Foto: Frank Fife/AFP)

FONTES: 

180 GRAUS. Piauiense Sarah Menezes eleita melhor do Brasil. disponível na internet. <>.http://180graus.com/esporte/piauiense-sarah-menezes-eleita-melhor-do-brasil-276051.html jul/2012.
MEIONORTE.COM. Piauiense Sarah Menezes domina os tatames mundo afora com muita força e determinação. disponível na internet. <http://www.meionorte.com/noticias/esporte/piauiense-sarah-menezes-domina-os-tatames-mundo-afora-com-muita-forca-e-determinacao-85781.html>. jul/2012. 
RODRIGUES, João Gabriel. Melhor atleta brasileira de 2009 supera dificuldades, mas não deixa o Piauí. disponível na internet. <http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Lutas/0,,MUL1454041-16314,00.html>. jul/2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Após abaixo-assinado, OAB-RJ apoia mudança de nome do Engenhão

Uma campanha pela mudança do nome oficial do Engenhão, “Estádio Olímpico João Havelange”, movimentou as redes sociais nos últimos dias. Envolvido em esquemas de recebimento de propina (pagamento ilegal) quando presidia a FIFA, Havelange pode ter seu nome substituído no estádio por “João Saldanha”, que foi jornalista e técnico da Seleção Brasileira. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro fez coro à mudança.

Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange ("João Havelange"), foi presidente da FIFA de 1974 a 1998.

Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, a substituição do nome do Engenhão é justa, já que, em suas palavras:

"João Saldanha foi um apaixonado pelo futebol. Um homem íntegro e idôneo, do qual só temos boas lembranças".

João Saldanha foi o treinador da seleção brasileira que se classificou para a Copa de 1970. Teria sido derrubado do cargo pela ditadura militar da época, que não queria um comunista como possível líder do tíme campeão do mundo. Muito corajoso, criticou o regime militar que matou e desapareceu com várias pessoas. Foi apelidado de "João Sem Medo".

A mobilização para a mudança é uma iniciativa de torcedores do Botafogo que usaram a internet para protestar que João Havelange, além de não ser botafoguense, está envolvido em episódios de corrupção.
Um abaixo-assinado foi criado pedindo a mudança de nome do estádio depois que a Suprema Corte da Suíça liberou documentos de uma investigação liderada por um tribunal daquele país que aponta Havelange como um dirigente que, nos anos 90, recebeu propina da agência de marketing ISL, para atuar para que esta empresa ganhasse contratos com a FIFA. Outro envolvido no esquema é seu ex-genro Ricardo Teixeira, presidente da CBF entre 1989 e 2012 e que pediu demissão do cargo no início do ano.

ENTENDA O CASO

Em 11 de julho de 2012, a FIFA divulgou texto comprovando envolvimento de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e João Havelange, atual presidente de honra da própria FIFA, em caso de corrupção. O documento aponta pagamentos da agência de marketing ISL aos dois em troca de facilidades na aquisição dos direitos de televisão das competições.
Segundo o texto, Teixeira teria recebido pelo menos R$ 26 milhões em propina. Havelange teria sido pago no equivalente a R$ 3 milhões.
Eleito presidente da CBF em 1989, Ricardo Teixeira, 65 anos, chegou ao poder do futebol brasileiro apoiado por Havelange, na época presidente da FIFA e genro de Teixeira. Desde então, Teixeira passou a ser o homem mais poderoso do futebol brasileiro e ficou por 23 anos no poder. Em 2012, o dirigente deixou o comando da CBF, alegando problemas de saúde e familiares e foi viver na Flórida, nos EUA. Contudo, outros motivos podem ter feito Teixeira renunciar: a Justiça suíça já tinha obrigado a FIFA a mostrar tais documentos – logo, sua corrupção se tornaria conhecida.
Já João Havelange, 96 anos, que ainda tinha cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI) renunciou a ele justamente para fugir de penas que seriam impostas por causa da sua relação com a ISL.

Adaptado de: TERRA. Após abaixo-assinado, OAB-RJ apoia mudança de nome do Engenhão. disponível na internet. <http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2014/noticias/0,,OI5990930-EI18776,00-Apos+abaixoassinado+OABRJ+apoia+mudanca+de+nome+do+Engenhao.html>. julho/2012.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

Quem são as pessoas que começaram o movimento para mudar o nome oficial do Engenhão? Quais são os seus motivos para quererem retirar o nome de Havelange do estádio?

Garotada se diverte em oficinas de criação do 20º Anima Mundi


Animação é muito divertida. Quando crianças, praticamente todo mundo gosta de animação. Mas hoje há também animação voltada especificamente para adultos, haja vista séries norte-americanas de sucesso como "Os Simpsons", "O Show de Cleveland" e "Uma Família da Pesada". Animação se tornou algo atrativo a todas as idades.
Com esse mercado que só cresce, começou na sexta-feira (13/7/2012) o maior festival de animação do Brasil, o Anima Mundi, com uma programação de mais 400 filmes para adultos e crianças. Mas, além das produções nacionais e estrangeiras, os jovens se divertem com as oficinas que fazem parte da programação do evento.

"É possível ver gente de todas as idades, novas gerações...", disse Aída Queiroz, uma das diretoras do festival.

As tradicionais oficinas gratuitas do Espaço Aberto são um dos destaques do evento. Através delas, as pessoas podem ter o primeiro contato com técnicas usadas para fazer os filmes animados como stop-motion ("massinha"), desenho animado, zootrópio, areia, pixilation e película. As oficinas, assim como os filmes infantis (todos dublados especialmente para o Anima Mundi), terão entrada gratuita.

A série "Shaun, o Carneiro", feita pelos mesmos produtores de "A Fuga das Galinhas", usa a técnica do stop-motion.

Os filmes serão exibidos no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Casa França-Brasil, no Cine Odeon, no Espaço Itaú de Cinema e no espaços Oi Futuro (Flamengo e Ipanema). Os filmes adultos custam R$ 8.
O Anima Mundi, criado em 1993, é um dos três maiores festivais do gênero do mundo. O evento ostenta outro título: entrou para o seleto grupo de festivais qualificados para indicação ao Oscar de curta-metragem de animação. Países como França, Alemanha, Japão, Polônia, Portugal, EUA, Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia estarão representados nas telas do festival.
A animadora Sarah Cox vem falar sobre um filme feito com a colaboração de crianças do mundo inteiro.
Desde 9 de julho, o evento "Anima Mundi Memória" já ocupa o Monumento a Estácio de Sá, no Flamengo. A mostra aposta na tecnologia e na interatividade: o visitante explora o conteúdo exclusivo através de tablets, painéis informativos, fones de ouvido e computadores. A ideia é exibir trechos, filmes, fotos e histórias do festival, além de celebrar todos os países por onde o Anima Mundi já passou.
O festival Anima Mundi tem importância fundamental na carreira de toda uma geração de profissionais brasileiros, como Carlos Saldanha – que dirigiu "Rio" e a franquia "A Era do Gelo" – e Rodrigo Teixeira, responsável pelos efeitos especiais de "Sin City" e "A Invenção de Hugo Cabret".
O festival vai até o dia 22 de julho. O site com toda a programação do festival é www.animamundi.com.br.

A animação "Sexo Não É Brincadeira" é um exemplo de uso sério, adulto, deste tipo de filme.


"Baletéia e a Boneca Misteriosa" é uma animação de 2008, feita por alunos da rede municipal do Rio de Janeiro.

Adaptado de: G1. Garotada se diverte em oficinas de criação da 20a edição do Anima Mundi. disponível na internet. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/07/garotada-se-diverte-em-oficinas-de-criacao-da-20-edicao-anima-mundi.html. julho/2012.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

Quais países europeus citados no texto terão filmes no festival?

As divisões administrativas brasileiras


Nosso país é uma federação. Isso quer dizer que o Brasil é uma união formada por várias unidades menores que possuem alguns poderes próprios, ou seja, uma certa autonomia para decidir sobre alguns assuntos sem consultar o poder central da União, representado pela presidenta do país.
A idéia é deixar os grandes assuntos para a União e os assuntos menores para as outras unidades administrativas. Seria complicado se toda queixa de buraco na rua no Brasil todo fosse parar na capital do país: a “fila” seria grande.
O Brasil é formado por 27 Estados (e ainda o Distrito Federal, onde está a capital do país, Brasília). Cada Estado é formado por certo número de municípios (o Estado do Rio de Janeiro é formado por 92 municípios). Veja:

O Brasil, formado por seus 27 Estados e o Distrito Federal (DF). Existem leis do poder central da União que valem para todos os Estados e existem leis estaduais que só valem no interior de cada Estado. Por exemplo: o Estado do Rio de Janeiro é o único que obriga os motoristas a fazer vistoria anual dos carros nos postos do DETRAN e o único que faz blitzes para verificar se os motoristas estão embriagados.

O Estado do Rio de Janeiro, formado por 92 municípios (as estrelas representam o centro de cada município mostrado: as cidades). O município mais novo do Estado é Mesquita, que se separou de Nova Iguaçu em 1999. Cada município do país possui um prefeito e uma Câmera de Vereadores (que votam leis municipais).

Segundo a Constituição Federal, nossa lei máxima, existem funções que são do poder central da União: definir o valor da moeda, fazer a defesa do país, definir o que é crime, entre outros; existem funções que são obrigações dos Estados: a educação em nível médio, a polícia, os bombeiros, o serviço de água e esgoto, o serviço de eletricidade, licenciamento de automóveis, entre outros; e existem as funções que são dos municípios: a educação em nível fundamental, a ordenação do trânsito da cidade, a permissão para construção de imóveis, feiras, entre outros.
No bairro de Jardim América, estão acontecendo obras de ligação de esgoto para que o bairro fique conectado à rede de tratamento de águas: assim a água suja das casas não irá mais para os rios. Essa obra é de responsabilidade da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), que é uma empresa do Governo Estadual, presidido, atualmente, pelo governador Sérgio Cabral Filho.
Perceba que as próximas eleições, para as administrações municipais, nada têm a ver com essas obras. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, chefiada, atualmente, por Eduardo Paes, não tem nenhuma ligação com essas obras: esgotamento sanitário não é uma função das prefeituras.
É importante saber a quem cabe cada função para saber a quem reclamar.

Novo logotipo da CEDAE ao lado do logotipo do Governo Estadual de Sérgio Cabral Filho. Estes dois símbolos podem ser vistos no Guia do Usuário da CEDAE, publicado em fevereiro deste ano.

QUESTÃO (Data limite para envio da resposta: 3/8/2012):

É certo dizer que as obras de esgotamento sanitário de Jardim América dependem da administração de Eduardo Paes? Justifique:

A origem dos Jogos Olímpicos



No ano de 884 a.C., algo muito grave ocorreu na região grega da Élida. Uma peste assolava toda a área. Desesperado com o que estava acontecendo, o rei Ífito foi consultar a sacerdotisa Pítia. Ela disse ao rei que os deuses só fariam cessar a peste se os Jogos Olímpicos – que, no passado, teriam começado com o herói mitológico Hércules – voltassem.
Os jogos passaram a ser realizados regularmente, na cidade de Olímpia, como agora, de quatro em quatro anos. Oficialmente, eles contam a partir de 776 a.C., quando se iniciou o registro dos campeões.
Os jogos eram muito diferentes dos atuais. Duravam cinco dias e haviam provas para adultos e adolescentes. As provas eram: corridas, lutas, lançamentos de dardo e disco, saltos em distância, provas a cavalo e corridas com armas. No início e no fim dos jogos haviam cerimônias e sacrifícios para os deuses.
Mais de 40 mil pessoas podiam assistir aos jogos. Para participar, era preciso ser homem, grego e livre. Quatro semanas antes dos jogos era feita uma seleção para que escolher os melhores que deveriam competir. Outra diferença é que, por muito tempo, nos jogos da Antiguidade, os atletas competiam nus.
A premiação consistia em uma coroa feita de ramos de oliveiras. Depois, os vencedores participavam de grandes banquetes, festanças. Ganhavam presentes. Transformavam-se em heróis e eram conduzidos às suas cidades em carros puxados por cavalos. Podiam ter regalias por toda a vida, afinal, os antigos gregos acreditavam que seus feitos acalmavam a ira dos deuses.
Os jogos da Antiguidade acabaram por volta do ano 400 d.C., quando o imperador romano Teodósio, decretou o fim de todas as festas que não fossem cristãs, como era o caso dos Jogos Olímpicos. Nesta época, a Grécia era parte do antigo Império Romano e seguia as leis que vinham de Roma.

 Episódio da série "Os Campeões de Olímpia", recria com atletas atuais como eram os jogos da Antiguidade.

Trazendo os jogos de volta

No final do século XIX, havia um grupo de pessoas na Europa que defendia o olimpismo, uma filosofia que reconhece o esporte como instrumento para promoção da harmonia e bem-estar do homem; vê no esporte a possibilidade de bons exemplos e no valor educativo destes. No ideal olímpico, estão presentes as idéias de amizade, solidariedade e justiça. São estas idéias de valorização e promoção do esporte, muito fortes no Reino Unido, que motivaram um francês chamado Pierre de Frédy - mais conhecido por seu título de nobreza, Barão de Coubertin - a fundar um órgão internacional para promover o olimpismo: o Comitê Olímpico Internacional (COI). Pierre de Frédy era um educador, interessado no papel do esporte na escola e via nele a capacidade de formar pessoas mais corretas e saudáveis.
O COI organizou uma festa internacional para promover o olimpismo: os Jogos da I Olimpíada, realizados em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, país berço dos jogos da Antiguidade. Desde então, os jogos vem crescendo: começaram 241 atletas de 14 países; em Pequim, na China, em 2008, foram 11.028 atletas de 204 países.

Estádio Panathinaiko, durante os I Jogos Olímpicos, em 1896.
Maratona dos Jogos de 1896. No centro, o grego Charilaos Vasilakosque terminou em segundo lugar, atrás de seu compatriota, o pastor Spiridon Louis. Duas semanas antes, Vasilakos ganhara a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Helênicos.

QUESTÕES (Data limite para envio das respostas: 3/8/2012):

1. Por que os Jogos Olímpicos começaram na Antiguidade? Por que eles recomeçaram nos tempos modernos?
2. Qual a nacionalidade do primeiro vencedor da maratona dos jogos modernos?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Ajuda: como colocar comentários

1º passo: Ao final de cada postagem, texto, há um item que indica o número de comentários que aquela postagem recebeu. Clique ali.


2º passo: Aparecerá uma nova tela. Clique na seta ao lado de "Selecionar perfil..." e clique na opção "Nome/URL".


3º passo: Aparecerá uma janela chamada "Editar perfil". No item "Nome", preencha seu nome completo e turma. Deixe o item "URL" em branco e aperte o botão "Continuar".


4º passo: Ao lado de "Comentar como" aparecerá seu nome e sua turma. Escreva a(s) resposta(s) na janela onde está "Digite seu comentário...". Quando terminar, aperte o botão "Publicar".


5º passo: Pode ser que o sistema peça para você digitar uma sequência de letras e números. Se acontecer, digite o que for pedido e aperte "Publicar".

6º passo: Se você fez tudo corretamente, deverá aparecer a mensagem abaixo:


Parabéns. A sua resposta só será exibida depois de 3/8/2012, quando o administrador do blog autorizará a exibição das respostas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Jovem da periferia de SP transforma madeira velha em violinos

As gavetas de um velho guarda-roupas de araucária se uniram ao pedaço de uma mesa de imbuia. Juntas, sob a forma de um violino, agora tocam Beethoven e Bach. Assim, os móveis descartados em um terreno baldio se transformam em música no extremo leste de São Paulo.


Desde 2009, quando começou a frequentar aulas de luteria - construção de instrumentos musicais -, David Rocha, 20, busca no lixo a madeira para montar seus próprios instrumentos.

"O tampo desse violão clássico é de abeto, uma madeira da Europa parecida com o pinho. Veio de uma caixa de bacalhau da Noruega que eu peguei no Mercadão", explica o jovem músico, na oficina de luteria.

Com a madeira que encontra, David já construiu um alaúde, um cavaquinho, um bandolim, uma rabeca e outro violão, barroco.
O interesse pela música vem desde criança, quando assistia, pela televisão, aos concertos da Sala São Paulo. Aos 16, ele aprendeu a tocar em uma igreja evangélica.
Determinado a montar um violino só para ele, David encontrou nos móveis descartados um meio para isso.

"Cada madeira que eu encontrava, mostrava para o professor, para saber se servia", conta David.

Ele cursa o último ano do ensino médio e hoje é monitor da oficina de luteria durante a tarde. Pelo trabalho, ele recebe uma bolsa de R$ 450 da Fundação Tide Setúbal, que promove o curso no Galpão de Cultura e Cidadania de São Miguel Paulista.
Como não segue as rígidas especificações usadas na fabricação do violino, o que David fabrica é chamado de rabeca-violino, uma versão mais rústica do instrumento.

"Ele obteve um resultado de qualidade muito rápido para quem está começando", elogia Fábio Vanini, professor da oficina de luteria.

"A vantagem de ele usar as madeiras do lixão é que elas passaram pela prova do tempo, não vão mudar mais suas características", diz o luthier.

MÚSICA VERDE

O interesse de David por materiais reciclados pode se tornar uma vantagem, já que o ofício sofre com a falta de madeira nacional disponível. Segundo Vanini, a maioria dos bons violões é feita com jacarandá-da-bahia, que tem o corte proibido. Ou de mogno, difícil de ser encontrado.
Além de seguir a carreira como músico e luthier, um dos sonhos do "violinista do lixão" é conhecer a Sala São Paulo, onde tocam as melhores orquestras da cidade.

"Uma vez fui com minha mãe, mas chegamos atrasados e não conseguimos entrar", desabafa.

CONVITE

Heber Sanches, professor de violino da Fundação Bachiana, assistiu ao vídeo de David, feito pela Folha.

"Bacana o som que ele tira do instrumento. E tem muito luthier que adoraria tê-lo como aprendiz". Empolgado, Heber quer convidá-lo para ter aulas na fundação.

Matéria original da Folha Online:

CORREA, Vanessa. Jovem da periferia de SP transforma madeira velha em violinos. disponível na internet. <http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/912475-jovem-da-periferia-de-sp-transforma-madeira-velha-em-violinos-assista.shtml>. Junho/2012.

A música tocada por David Rocha é "Jesu, Bleibet Meine Freude" (Jesus, Alegria dos Homens), de Johann Sebastian Bach, escrita em 1716, em Leipzig, Alemanha. A versão completa dela, pode ser ouvida no violão de Humberto Amorim, abaixo:


QUESTÃO:

Cite dois pontos positivos no uso destas madeiras encontradas por David Rocha que são informados no texto.

Alianças quase impensáveis


Neste ano há eleições marcadas para os cargos de prefeito e vereadores Brasil afora, e, por isso, vemos políticos se movimentando, firmando alianças para se tornarem mais fortes na campanha eleitoral. Estas alianças buscam juntar eleitores para um determinado candidato e aumentar a duração do programa eleitoral do candidato no rádio e na TV. Se eleito, os partidos que o apoiaram ganham secretarias, cargos etc.
Para estas eleições, há alianças quase impensáveis há alguns anos atrás. Garotinho, hoje no PR, se uniu a César Maia (DEM) para, juntos, disputarem a eleição para a Prefeitura do Rio contra Eduardo Paes, que é apoiado por Sérgio Cabral, ambos do PMDB. A idéia é a seguinte: o filho de César Maia, Rodrigo, é candidato a prefeito, tendo como sua vice, Clarissa, a filha de Garotinho. Os dois juntos buscam juntar seus votos para bater Eduardo Paes.
O curioso é que os atuais aliados já foram adversários dos mais agressivos. Garotinho venceu César Maia numa disputa pelo cargo de governador. Os dois já se chamaram de mentirosos um ao outro; Garotinho chamou César Maia de ladrão e disse que o legado das suas administrações no Rio foi uma tragédia; por outro lado, César Maia disse, no passado, que pediria a prisão de Garotinho.
Outra detalhe: no passado, Paes era aliado de Maia (surgiu na política como subprefeito da Barra, na administração César Maia) e Cabral era aliado de Garotinho (na época de sua eleição para o Senado). Confuso, não?
Em São Paulo, a corrida pela prefeitura também deu origem a uma aliança inesperada para muitos. O ex-presidente Lula (PT) buscou o apoio do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf (PP). Lula foi preso pela ditadura militar e Maluf ajudou a ditadura. Lula já chamou Maluf de ladrão e de “símbolo da pouca-vergonha nacional”. Maluf já chamou o ex-presidente de desocupado.
São desqualificações fortíssimas. Por menos, pessoas muito amigas deixam de se falar. Mas nossos políticos tem a grande capacidade de deixar as desavenças de lado, mudar de opinião e se unir.

Fontes:

O ESTADO DE SÃO PAULO. Governador tem carreira apoiada em seus padrinhos. Disponível na internet. <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,governador-tem--carreira-apoiada--em-seus-padrinhos-,875674,0.htm>. Junho/2012.
OLIVEIRA, Carlos Roberto. Lula, Maluf e prostituição política. Disponível na internet. <http://apatotadopitaco.blogspot.com.br/2012/06/lula-maluf-e-prostituicao-politica.html>. Junho/2012.
UOL. Aliança entre ex-rivais Garotinho e César Maia vira piada e gera indignação no Twitter. <http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/02/28/alianca-entre-ex-rivais-garotinho-e-cesar-maia-vira-piada-e-gera-indignacao-no-twitter.htm>. Junho/2012.
UOL NOTÍCIAS. Polêmicas entre César Maia e Garotinho. Disponível na internet. <http://noticias.uol.com.br/album/120303garotinhomaia_album.htm#fotoNav=7>. Junho/2012.

QUESTÃO:

Quais são os dois políticos citados no texto que são do mesmo partido?

sábado, 16 de junho de 2012

Notícias da saúde pública no Rio

No Rio, os hospitais públicos são de três tipos, dependendo de seu administrador: federais (Governo Federal), estaduais (Governo do Estado) e municipais (Prefeitura). A população pode usar qualquer um deles. Quando os governos não agem direito, quem sofre é o povo.
O Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz, ficou fechado por quase dois anos, depois de um incêndio. A opção pública para quem mora na região se tornou o Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande. Em agosto de 2010, este hospital fazia cerca de 900 atendimentos de emergência; depois do incêndio do Pedro II, esse número passou para cerca de 20 mil. Logo, o Rocha Faria ficou superlotado, e seus médicos, sobrecarregados.
Entre março e abril de 2011, o comerciário Thiago VTC (ele quis se identificar apenas assim) vivenciou a tragédia da saúde pública. Seu pai, de 54 anos, com um tumor no intestino, ficou sendo atendido por três dias, em uma cadeira no corredor. Este senhor faleceu quatro dias depois de ser transferido para uma enfermaria, quando houve alguma maca disponível. Thiago lamenta:

“A demora no atendimento adequado pode ter piorado o quadro dele”.

Outro médico da unidade declarava na época:

“Isso aqui é um campo de guerra”.

Em fevereiro deste ano, uma equipe do jornal O Dia esteve no hospital e encontrou, pelo menos, trinta pacientes em um corredor, com patologias diversas, havendo um que ficava deitado junto ao quadro de energia. Alguns já estavam “internados” ali há uma semana, sem tomar banho, dividindo espaço com lixeiras. Um funcionário não identificado apresenta o seguinte panorama:

“É muito paciente para pouco funcionário. Os médicos têm que gritar, como se fosse uma lista de chamada, de tão cheio que está o hospital. E se o paciente não estiver atento para responder, é esquecido. Não há como atender a todos”.

No início deste mês de junho, equipe da TV Record entrevistou uma médica de plantão no hospital, que não conseguiu evitar reclamar pelas condições da unidade de saúde:


Naquele dia, a médica teve que atender, ao mesmo tempo, um enfartado e um suicida. A reportagem apurou que, naquele dia, foram realizados, no total, 497 atendimentos de emergência na unidade, quatro vezes mais do que sua capacidade (120 atendimentos/dia).
O Hospital Pedro II – cujo fechamento seria responsável pelo excesso de pacientes no Rocha Faria – finalmente, foi reinaugurado em toda sua capacidade no último dia 7 de junho, agora como hospital municipal. Mas a Prefeitura, que gastou noventa e seis milhões de reais na reforma (R$ 96.000.000), o entregou para uma organização social (OS) chamada Biotech Humana, do grupo Pelegrine Saúde, um grupo particular.
A Prefeitura irá pagar duzentos e cinqüenta e sete milhões de reais (R$ 257.000.000) para que esta OS administre a unidade por dois anos. Ou seja: a prefeitura gasta com a reforma do hospital e depois o entrega para a iniciativa privada que irá receber outro dinheiro da Prefeitura. O Governo do Estado também pagará quarenta milhões de reais (R$ 40.000.000) para a Biotech.
O vereador Paulo Pinheiro ainda questiona a escolha desta OS para administrar o hospital:

“...tudo indica que [o controle do hospital] será ganho pela Biotech, cujo responsável técnico, Sr. Valter Pelegrine, é o mesmo que foi expulso do Pedro II em 1998, por má gestão. O Grupo Pelegrine Saúde é o mesmo que ganhou licitação para gerir o Hospital de Acari [Hospital Municipal Ronaldo Gazolla], onde foram cobrados vinte e cinco milhões [de reais] (R$ 25.000.000) por serviços não realizados, incluindo 15 mil tomografias num hospital que não possui tomógrafo...”.

QUESTÕES:

1. Como você acha que está a administração da saúde pública do Rio? Cite dois elementos do texto que justificam sua resposta:
2. Aponte quais são os gastos totais da Prefeitura com o Hospital Pedro II citados no texto:
3. Por que Paulo Pinheiro parece discordar da escolha da Biotech Humana pela Prefeitura?

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O brasileiro é mesmo tão esperto?

Em 2011, a China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construída em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 Km de extensão (como de Nova Iguaçu à Niterói) e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Aqui no Brasil, o Ministério dos Transportes, escolheu o projeto da nova ponte do rio Guaíba, em Porto Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. O colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 Km de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão.
Intrigado, o matemático Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a ponte chinesa:



Os números informam que se o rio Guaíba ficasse na China, do jeito que a outra obra foi conduzida, a ponte sobre o rio seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões.

Adaptado de: NUNES, Augusto. Só no Brasil a nova ponte do Rio Guaíba não é o caminho mais curto entre o Ministério dos Transportes e a penitenciária. disponível na internet. http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/ilha-de-huangdao/. abril/2012.

Perguntas:

1. O brasileiro se acha muito esperto, malandro. Será que somos mesmo tão espertos? Justifique:
2. Em termos absolutos, a ponte chinesa é mais cara, mas é muito maior. Em termos relativos, qual a ponte mais cara? Que informação na tabela confirma isso?
3. A corrupção é uma falta de respeito? Explique:
4. Você conhece algum caso recente de corrupção? Descreva:

AS RESPOSTAS PODEM SER COLOCADAS NA FORMA DE COMENTÁRIOS (COM IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO) OU ENTREGUES AO PROFESSOR.

Complemento para 1804: Geografia

Leia o texto abaixo, observe os mapas e responda as perguntas ao fim do texto. Se necessário, consulte um Atlas (caso não tenha um Atlas, pode-se acessar na Internet o Atlas do IBGE no seguinte endereço: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Divisões da América

A América pode ser dividida pelo critério físico, onde o que importa é a localização das grandes massas de terra. Assim, temos a América do Norte, do Sul e Central.
Pode ser dividida também por base nas diferenças socioeconômicas (diferenças das características da sociedade e da economia). Algumas características dos países americanos foram herdadas do colonizador, como religião, língua, atividades econômicas. Assim temos a América Anglo-Saxônica: países de colonização de povoamento e predominantemente inglesa, protestante, população com melhor qualidade de vida e economia moderna; e a América Latina: países de colonização de exploração e predominantemente latina (espanhola e portuguesa), católica, grande desigualdade social e economia mais tradicional.


Perguntas:

1. Apenas observando os mapas, informe qual país da América do Norte deve ter sido colonizado principalmente por latinos.
2. No texto, foram citados os aspectos mais comuns dos países da América Latina. O Suriname é um país latino-americano com, pelo menos, um aspecto diferente dos demais. Qual seria? Em que parte da América fica o Suriname pela divisão física?
3. Em que parte da América, pelo critério físico, fica o Canal do Panamá?
4. É correto dizer que o Canadá é o maior país da América Latina? Justifique sua resposta:

AS RESPOSTAS DEVEM SER POSTAS NA FORMA DE UM COMENTÁRIO, COM A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Março, mês da mulher

Protesto na Praça Krasnaya (Praça Vermelha), em Moscou, Rússia.

O mês de março passou, mas não é por isso que não podemos falar das mulheres. No dia 8 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher, data importante para lembrar as lutas pelos direitos da mulheres e também a sua participação em movimentos por causas mais gerais. O dia 8 de março começou a ser celebrado como Dia da Mulher nos antigos países socialistas, isto porque neste dia, em 1917, mais de 50 mil mulheres de São Petersburgo entraram em greve, ajudando a parar nos dias seguintes praticamente todas as fábricas da maior cidade da Rússia. Elas reclamavam pão (havia escassez de alimentos no país) e a saída do país da I Guerra. As condições de trabalho nas fábricas também eram muito ruins e o apoio ao Czar (Imperador) Nicolau II diminuia. O dia 8 de março foi parte da "Revolução de Fevereiro", que foi importante para a saída de Nicolau II do poder. A Revolução de Fevereiro é considerada o primeiro momento da Revolução Russa.
Atualmente, alguns estudiosos questionam a idéia de que houve um incêndio proposital em uma fábrica de operárias, como forma de punição pela sua greve. Diz-se que tal incêndio teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York - esta é a versão mais conhecida do Dia Internacional da Mulher.
No entanto, Eva Blay, da USP (Universidade de São Paulo), diz que, na verdade, ele ocorreu em 11 de março de 1911, não envolveria uma greve naquele momento e teria sido um acidente. As condições de trabalho eram ruins, as fábricas perigosas - materiais inflamáveis, fiações elétricas expostas, pouca ventilação. Naquele dia, houve um incêndio em que morreram 125 mulheres. A partir daí houveram novas leis com maior proteção e cuidado ao ambiente de trabalho. Cem mil pessoas foram ao funeral das trabalhadoras (a fábrica tinha operárias cujas idades variavam de 13 a 23 anos).
As mulheres vem conquistando muitos direitos. Hoje podem votar, se eleger, praticar esportes, trabalhar em diversas áreas, estudar. Algumas dessas ações foram proibidas, no passado, por leis do país ou pelos homens (maridos, responsáveis). Em 1827, no Brasil, a mulher só podia cursar o que hoje chamamos de Ensino Fundamental; no fim do século XIX, as mulheres já podiam fazer curso superior - mas eram mal vistas pela sociedade e tinham dificuldade de conseguir trabalho. Um dos primeiros locais onde foi concedido voto às mulheres foi a Nova Zelândia, em 1893 (no Brasil, só em 1932). As mulheres só vão poder participar dos Jogos Olímpicos em 1928 (eles haviam recomeçado em 1898). Em 1964, o futebol feminino chegou a ser proíbido em nosso país (foi liberado só em 1981).
Segundo a ONU, há uma série de direitos que todas as mulheres devem ter, entre eles: direito à liberdade e segurança pessoal, direito à privacidade, direito à saúde e a proteção desta, entre outros.


Dorothy Stang, missionária
Maria das Graças Foster, administradora

Boadicéia, guerreira
Erin Brockovich, advogada
Taís Araújo, atriz